Justificativa
O ato de se comunicar é um fator de extrema necessidade do ser humano para que desta forma o mesmo possa se relacionar com outras pessoas e conviver em sociedade. A comunicação é elemento aglutinador, que possui o poder de fortificar e unir os indivíduos para que estes sejam capazes de conectarem-se ao mundo e lutarem pelos seus direitos.
A comunicação comunitária se baseia na utilização dos meios midiáticos por uma comunidade como forma de promover uma interação sociocultural entre os moradores da mesma. Após entrarem em contato com essa realidade comunicacional os indivíduos adquirem uma visão de mundo diferente com relação aos acontecimentos na sociedade em que estão inserido e passam a encarar os meios de comunicação em massa de uma forma mais critica, possibilitando a esses comunitários o direito de exercerem sua cidadania.
Oferecer a oportunidade a uma comunidade de aprender a utilizar os meios de comunicação como uma ferramenta benéfica para o seu convívio diário ocasiona uma mudança significativa no âmbito comunitário, pois proporciona aos moradores o direito de serem ouvidos e procurarem uma melhora na qualidade de vida do local em que vivem.
Apesar de ser dificultoso desenvolver um projeto no âmbito da comunicação comunitária, a necessidade do exercício desta área no campo do jornalismo é evidente por isso é preciso investir em projetos que visem este meio pois esta ramificação da comunicação é um importante pilar na construção de uma sociedade mais bem informada e estruturada.